Thursday, January 23, 2020

O centro histórico de são Paulo tem belíssimas cafeterias que resgatam o amor pela cidade




Café Floresta 

O café Floresta foi fundado em 1940 e em 1970 foi inaugurada a Casa do Café na área primária do porto de Santos com 500 m². Foi o primeiro estabelecimento do tipo no Brasil que atendia principalmente passageiros dos navios que aportavam na cidade. E a nova fábrica inaugurada no bairro do Valongo em 1987 se mantém até hoje no mesmo endereço (Rua São Bento, 116) industrializando cafés da mais alta qualidade.

E em São Paulo, a unidade do centro está há mais de 4 décadas no térreo de um dos edifícios mais icônicos da cidade, o Copan. E a loja desde que foi inaugurada mantém tudo do mesmo jeito da época em que abriu.




Luminoso, balcão, vitrine e até o lindo mural antigo, tornam a cafeteria um ponto turístico. A casa oferece desde o espresso tradicional a opções como curto, carioca, cortado, com leite e capuccino. E também serve opções de bolo e vez ou outra, até alguns doces como brigadeiro, quindim e pastel de belém.

Café Floresta
Av. Ipiranga, 200 - 21 - Centro Histórico de São Paulo
Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta 06h às 00h30
Sábado das 06h às 00h30 e Domingo das 08h às 23h30
*Não aceitam cartões, somente dinheiro
Magg Café

Inaugurada em 2015, a cafeteria mais charmosa do centro de São Paulo já se tornou ponto de encontro para quem aprecia aquele cheirinho irresistível de café moído na hora, busca refeições leves e artesanais e ama doces e sobremesas totalmente caseiras. 
 Créditos Pryscilla K
Créditos Pryscilla K

Localizada na galeria do histórico Edifício Copan, e a simpatia das pessoas que trabalham lá, não dá vontade de ir embora e virou um ponto de encontro de moradores do gigante Copan que é uma verdadeira cidade, e também de quem trabalha por ali.





Magg Café
Edifício Copan - Av. Ipiranga, 200 - loja 75 e 76 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo
Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta 08h às 19h
Sábado das 10h às 16h
Instagram @maggcafe

Hey!Coffee

Charmosa, a pequena cafeteria que funciona ao lado do Sesc 24 de maio, serve cafés de qualidade, salgados e doces para consumo imediato ou para viagem. A ideia é servir produtos de qualidade por um peço justo e com agilidade. Possuem um excelente blend de cafés que são preparados com perfeição. Definitivamente, uma cafeteria que fideliza.


Créditos Thiago Munch

Créditos Thiago Munch

Créditos Thiago Munch
Créditos Thiago Munch




Hey!Coffee
Rua Dom José de Barros, 152 - 148 - República, São Paulo 
Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta 07h30 às 19h
Sábado 09h às 17h
Domingo Fechado
Instagram @heycoffeesp

Café Martinelli Midi

Em outubro de 1993, no térreo do Predio Martinelli , colado à portaria da Rua Líbero Badaró, neste que é um marco arquitetônico e histórico da cidade de SP, surgia o Café Martinelli- Midi.

Eleito pela Revista VEJA SP, por três anos consecutivos, como o melhor Café da cidade e também eleito com a melhor nota nas edições do Guia D (Diner’s Club), nos quesitos comida, ambientação e serviço. A cafeteria tem projeto que remete à década de 20, época da inauguração do prédio, com mesas e objetos de decoração originais.


                                                           Créditos @munier






E poder apreciar seu café em uma mesa de 1926, é surreal. 
Os espressos são 100% arábica, tradicional ou orgânico, além das bebidas, eles oferecem salgados e almoço também, com culinária típica de bistrot.

Café Martinelli Midi
Rua Líbero Badaró, 508 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo
Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta das 07h30 às 19h30
Instagram @cafemartinelli

Café Girondino

O café Girondino fica bem no centro de São Paulo e possui uma vista belíssima do Mosteiro de São Bento. O nome é inspirado em um famoso bar homônimo que existiu na Praça da Sé no século XIX. 

Antigamente o café, ficava na esquina da Rua XV de novembro e a Praça da Sé, foi fechado em 1919, e voltou a ativa no atual endereço em 1998, no local onde antes funcionava o Grande Hotel D´Oeste.  

E ambiente preservou o clima vintage, aquele onde o momento era de uma sociedade paulistana com grandes barões do café, bondes, e cafeterias, inspiradas em modelos europeus, especialmente franceses. 







E com a implantação, em 2001, do "Boulevard São Bento" na Estação São Bento do Metrô, outros locais também charmosos se instalaram por lá, e isso foi só o início de uma série de ações no Largo São Bento em 1994, por iniciativa da Associação Viva o Centro.
O Café Girondino como conhecemos, voltou a ter essa atmosfera, com móveis, design e até os garçons com roupa da época. E hoje, o endereço está na esquina da São Bento com a Boa Vista. Além de cafés de alta qualidade, encontramos também uma vitrine cheia de opções de doces, salgados, almoço, e até mesmo happy hour.

Esse pudim deles é um clássico e o mais pedido

Café Girondino
Rua Boa Vista, 365 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo
Horário de Funcionamento 
Segunda a Sexta das 07h30 às 22h
Sábado das 08h às 20h
Domingo das 08h às 18h
Instagram @cafegirondino 

Flashback CCBB

Inaugurado em 21 de abril de 2001, o CCBB São Paulo é a 3a. instituição cultural mais visitada no País e a 68a. no mundo, de acordo com o ranking da publicação inglesa The Art Newspaper (abril/2017).

O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo ocupa o prédio construído em 1901 na Rua Álvares Penteado, 112, esquina com a Rua da Quitanda. Localizado no coração histórico da cidade, numa via hoje de pedestres, o edifício foi comprado em 1923 pelo Banco do Brasil. Em 1927, após uma reforma projetada pelo arquiteto Hippolyto Pujol, tornou-se o primeiro prédio próprio do Banco do Brasil na capital. E a construção foi inteiramente reformada para abrigar o CCBB São Paulo. 
Os elementos originais foram restaurados, mantendo as linhas que o tornam um dos mais significativos exemplos da arquitetura do início do século.





E a cafeteria Flashback fica localizada no térreo do CCBB e também possui mesas ao ar livre. 
Um ambiente aconchegante com um ar de nostalgia e que traz um blend de cafés exclusivos, com grãos do Brasil todo, sendo o mais apreciado e vendido, o café Jacu Bird das montanhas capixabas.



E o espaço é perfeito para o momento pós exposições ou simplesmente sentar e pedir um café com doce.
Sempre que posso vou ao Flashback Café, degusto algo, admirando o prédio e as instalações das exposições que ficam no hall de entrada, é um local que te inspira a criar.

Flashback Café
Rua Alvares Penteado, 112, São Paulo
Horário de Funcionamento
Segunda das 09h às 20h
Terça fechado
Quarta a Domingo das 08h às 20h
Instagram @flashbackcafeccbb

Caffè Latte

Inaugurado em 2004, o Caffè Latte se instalou primeiramente no centro de São Paulo, em uma rua onde todos os imóveis são tombados, e faz referência às mais tradicionais cafeterias cosmopolitas.

Localizou-se no centro antigo, em um edifício histórico do século XIX, próximo ao Largo do Café, onde a história da capital paulistana se confunde com a própria história do café.

Convivendo ao lado de edifícios de referência histórica, arquitetônica, cultural e também comercial da cidade, o Caffè Latte foi um dos pioneiros a se instalar na região nos últimos anos.






Ao longo do tempo, abriram outras unidades em São Paulo,  na Paulista, Lapa, Vila Mariana e mais uma no centro histórico, o Caffè Latte Piccolo.
Essa unidade do Caffè Latte, fica localizada na Rua Miguel Couto, 18, a poucos metros da primeira unidade, é um espaço incrível, aconchegante e você é muito bem recebido por todos.

 Créditos @munier
O atendimento pelos baristas Roberta, Larissa, Beto e Jesse, é  muito gentil e perfeito

Projetado pela arquiteta Tuca Passaro, o espaço é compacto, seguindo a tendência do que há de mais moderno em design de cafeterias ao redor do mundo.





O Caffè Latte Piccolo é mais focado no café em si, desde a escolha dos grãos, uma torra precisa e a utilização dos mais variados métodos como: espresso, coado BUNN, coado Hario, Frenchpress, Aeropress, ColdBrew, entre outros, e sempre por uma equipe de baristas treinada e motivada, para transformar o simples ato de “tomar um café” numa experiencia sensorial única.

E você percebe todo esse amor e dedicação na xícara, o café deles é aromático, muito saboroso e extremamente bem feito. E você pode escolher entre os dois grãos, o da Fazenda Pessegueiro, Alta Mogiana, SP ou do Café Orfeu, Fazenda Sertãozinho, SP. Ah! E ainda servem biscoitinhos bem deliciosos e variados para acompanhar o café.

Caffè Latte 
Rua do Comércio, 58 - Centro Histórico de São Paulo
Caffè Latte Piccolo
Rua  Rua Miguel Couto, 18 Centro Histórico de São Paulo
Horário de Funcionamento 
Segunda a Sexta 08h às 20h
Sábado e Domingo fechado
Instagram @caffelatteoficial

Suplicy Cafés Especiais Farol Santander


Suplicy Cafés Especiais agora tem o Café do Farol, localizado no Farol Santander no icônico Edifício Altino Arantes.
Marco Suplicy passou parte de sua infância em contato com a cultura do café por meio das mais tradicionais famílias do ramo, criando assim uma paixão por cafés finos.  E o sonho de criar uma cafeteria de alta qualidade foi realizado em 2003, com a abertura da primeira loja no bairro nobre do Jardins, em São Paulo.
A marca valoriza a profissão de barista, sabe da importância desse profissional, e sempre busca por pessoas com treinamento e que sejam altamente capacitados para o correto preparo das bebidas de cafés especiais, e habilitado também para explicar os conceitos de uma boa degustação. A Suplicy Cafés Especiais foi pioneira ao trazer para o Brasil, em 2008, o Campeonato de Latte Art - a arte de fazer desenhos com leite na superfície de bebidas à base de espresso.  




    Degustar os cafés da marca que são excelentes e ainda aproveitar essa vista maravilhosa.



Suplicy Cafés Especiais Farol Santander
Rua João Brícola, 24 - 26º andar - Centro Histórico de São Paulo
Horário de Funcionamento
Segunda fechado
Terça a Domingo das 09h às 20h
Instagram @suplicycafes

Café 174

"Bem vindo ao Café 174, onde cozinhar é uma alegria. Pra gente, não é apenas misturar alimentos processados e transformar em um prato, mas de realmente cozinhar, começando do zero, com os melhores ingredientes.

Quando a gente serve a primeira porção de massa caseira ou um pedaço de carne tão macio que chega "derreter", e o aroma do assado enche a cozinha, é que realmente começamos a entender por que os chefes como a gente, gostam tanto do que fazem. O ritual de cozinhar envolve todos os sentidos, geralmente,sem que a gente sequer perceba. O paladar é uma parte - a visão é estimulada pelas cores dos alimentos, a audição capta e interpreta os sons do cozimento e o olfato reconhece os aromas.E é a intuição quem diz o que vai ou não funcionar em cada preparo. 

Então, cozinhar, exige atenção a todos os sentidos para perceber que é um trabalho relaxante, como uma terapia. 
Não preparamos simplesmente as receitas, tratamos e retratamos sobre “como” e “por quê” cozinhar tem uma perspectiva muito menos assustadora quando se conhece o comportamento dos ingredientes e as razões pelas quais nem sempre se consegue o resultado desejado." Munier

Assim é o Café 174 do meu amigo Munier, que está de casa nova. Antes, ficava na Rua da Quitanda, também no Centro, agora estão instalados na Associação dos Advogados de São Paulo, em um espaço lindo.


Bolo Pão de Mel 


E além de tudo ele também tem a marca Casa e Ponto com itens exclusivos feitos por ele para casa, um item mais lindo que o outro, como guardanapos, aventais e muitos mimos para decoração.

Decor by Casa e Ponto

Guardanapos by Casa e Ponto 




Créditos @munier

Nem preciso dizer que amo tudo que ele faz né? Os cafés muito bem elaborados, os pratos deliciosos e os doces são inesquecíveis. O red velvet é uma delicia, com sabor de dia feliz!




Café 174
Rua Álvares Penteado, 151 - Centro Histórico de São Paulo
Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta das 08h às 19h
Instagram @cafe174 

Mobilidade de quase todos esses cafés do Centro, metrô linha amarela descer na República; ou linha azul descer na São Bento ou linha vermelha e descer no Anhangabaú.

Super dica é degustar o centro de São Paulo que é demais, lotado de cafés, arte e muita história. Amo muito, mesmo!

Caffè Latte créditos @munier

0 comments:

Post a Comment