Wednesday, February 21, 2018

O farol que ilumina a cidade!



Com influência americana, do Empire State Building, o antigo "Banespão" volta repaginado e torna-se o novo ícone de cultura, arte e gastronomia da cidade.

Inaugurado em 1947, antiga sede do Banespa, o Banco do Estado de São Paulo, o edifício batizado oficialmente de Altino Arantes, agora é chamado de Farol Santander. Desde o início de janeiro, foi instalada uma nova iluminação, vermelha, em lâmpadas LED, e algumas projeções são feitas também. O edifício que na década de 1940 ficava como propulsor do centro financeiro de SP, agora deve ajudar na reconfiguração do centro da cidade como um polo de economia criativa. 





O governador da época Ademar de Barros encomendou nos anos 1930 um prédio semelhante ao edifício nova-iorquino. Em 1948 o prédio paulistano foi considerado maior estrutura em concreto armado do mundo, durante 13 anos o edifício de 161 metros de altura foi o mais alto do Brasil, até perder o posto para o Mirante do Vale(Anhangabaú)com vista panorâmica que pode chegar a 40 quilômetros.



O local conta com acervos históricos interativos e tecnológicos sobre a história do edifício, uma pista de skate idealizada por Bob Burnquist, que tem horários para uso livre, além de aulas regulares e locação dos skates, exposições de arte, que já conta com uma uma grande instalação permanente feita pelo renomado Vik Muniz. 


Instalação Vista 360 consiste em diversas fotos da vista do mirante, feita de vários materiais

O Farol dispõe de um loft 25º para hospedagem ou realização de eventos, um apartamento com mais de 335m², decoração art déco, disposto em um projeto assinado pelo escritório de arquitetura francês Triptyque. Já no mirante do 26º andar o público poderá acessar sua área externa, onde é possível admirar uma bela vista do Centro de SP em um espaço com capacidade para 30 pessoas.
Farol ainda possui um andar todinho dedicado ao empreendedorismo e a economia criativa.



O Café do Farol, da marca Suplicy, fica no 26º andar do edifício. Decorado com móveis de madeira preservados pelo patrimônio histórico do banco que confere ao espaço uma viagem para época dos barões do café. O balcão dos baristas, é moderno e ganha um bom destaque.


O Suplicy escolheu um grão especial para a loja, batizado de Café do Farol, que veio da cidade de Divinolândia, Mogiana Paulista, premiado no 16º Concurso Estadual de Qualidade Café de São Paulo. Servido tanto no espresso quanto métodos filtrados. Também é possível provar o microlote da casa, o café orgânico da Camocim ou o blend Suplicy; e as comidinhas do café são deliciosas também.



Já a gastronomia tem cardápio assinado pelo talentoso Chef Victor Dimitrow, do Petí Gastronomia de terça a sexta-feira, será possível optar entre o menu executivo de três pratos (entrada, principal e sobremesa  R$ 48) ou variações com apenas dois pratos (entrada e principal ou principal e sobremesa  R$ 42) 
Steak Tartare, emulsão de tutano, beterraba defumada e crocante de tapioca

 Salada de tomates, melancia com bloodmary, ricota artesanal e azeitona desidratada

Patê de Fígado de frango, chutney de manga, brioche tostado e picles de legumes orgânicos

 Atum crocante, purê de avocado, salada cítrica e brotos orgânicos 


Tortelli de semola, queijo meia cura, molho de funghi, milho tostado e cebola caramelizada


Frango Orgânico, purê de abóbora com especiarias, cogumelos e couve crocante

 Pudim de café com caramelo de laranja, chantilly de cardamomo e nibs de cacau


 Mousse de chocolate, gel de cambuci, bolo denso de cacau e crumble de chocolate


Farol Santander
Rua João Brícola, 32
Funcionamento Terça a Domingo, das 9h às 20h
Site Farol Santander

0 comments:

Post a Comment