Wednesday, February 28, 2018

Instituto Moreira Salles em São Paulo, pulsa vida cultural da melhor qualidade


O Instituto Moreira Salles é uma organização sem fins lucrativos fundada pelo diplomata e banqueiro Walther Moreira Salles em 1992, com a criação de seu primeiro centro cultural na cidade de Poços de Caldas (MG). Administrado pela família Moreira Salles tem a atuação destacada na área da fotografia, com ênfase na formação de acervos e preservação de conjuntos raros que abordam questões referentes à memória e à história do país, às comunicações e às artes visuais.

Seu acervo fotográfico começou a ser constituído em 1995, por meio de coleções de imagens do século XIX. Na sequência, o instituto adquiriu a coleção do antropólogo Claude Lévi-Strauss, da década de 1930.

Em Poços de Caldas, o primeiro Centro Cultural do IMS conta com um pavilhão com 1.000 m² de área expositiva e um chalé de traço italiano. No Rio, o IMS ocupa a casa que foi residência da família Moreira Salles na Gávea. Marco da arquitetura moderna dos anos 1950, a casa, projetada por Olavo Redig de Campos, é cercada por exuberante jardim planejado pelo paisagista Roberto Burle Marx no terreno de 11 mil metros quadrados.

IMS instalado na avenida Paulista, foi um presente para cidade. Sabiamente projetado pelo escritório de arquitetura Andrade Morettin, o novo centro cultural tem espaço bem amplo, um cinema/auditório, salas de aula, espaços para cursos workshops, restaurante e uma biblioteca de referência em Fotografia. 









Cafeteria que fica no quinto andar 
Pão de Queijo feito com tapioca, ovo caipira e queijo coalho da Serra da Canastra


Vista privilegiada da Av. Paulista, que pode ser fotografada da parte aberta do andar inicial, onde estão o café Balaio e a livraria.


O prédio de sete andares leva para a avenida mais pulsante de São Paulo, atividades que já marcam a vida do centro cultural do Rio de Janeiro, como mostras de cinema, palestras, cursos e shows musicais.


Exposição Chichico Alkmin, fotógrafo, com curadoria de Eucanaã Ferraz, poeta e consultor de literatura do IMS, apresenta imagens de Diamantina e arredores, produzidas pelo fotógrafo mineiro na primeira metade do século XX.


 A mostra, que em 2017 passou pelo IMS Rio, fica em cartaz na Galeria 3 do IMS Paulista até 15 de abril de 2018.




No ramo da gastronomia, o Instituto trouxe o Balaio do Chef Rodrigo Mocotó, o espaço fica no térreo e conta com um design bem brasileiro feito por Marino Barros, do LAB Arquitetos, o mobiliário de madeira faz contraste com o cimento e vidros do IMS.

O cardápio do restaurante privilegia os ingredientes brasileiros, Rodrigo pretende manter os já consagrados torresmos e dadinhos de tapioca do Mocotó e incluir pratos de diversos estados.

Dadinhos de Tapioca com molho agridoce picante

Angu,Ovo Poché, Ora-Pro-Nobis e Queijo da Canastra

Muito bem localizado ao lado do metrô e lotado de vida cultural da melhor qualidade, definitivamente um presente que nossa cidade merece!

Instituto Moreira Salles - SP
Av. Paulista, 2424 - Bela Vista, São Paulo
11 2842-9120
Fechado às segundas
Instituto Moreira Salles

0 comments:

Post a Comment