Friday, January 10, 2020

O melhor croissant de São Paulo em uma autêntica boulangerie


Dessa vez saí um pouco do eixo Paulista - Centro e  fui conhecer uma boulangerie na Zona Leste, mais precisamente no Tatuapé. Marie Marie Bakery é um mix de padaria tradicional, confeitaria e boutique de café. 

Um espaço charmoso, no estilo nova iorquino criado pelas irmãs Maria Gabriela e Maria Daniela Meneghini, que  após dois anos de sucesso de vendas online, inauguraram em 2014 uma loja no bairro do Tatuapé, inicialmente com 4 mesas e depois em 2015 já tiveram a sua primeira expansão com a inauguração do salão de serviços com capacidade para 45 lugares e uma cozinha show.  Além da loja, abastecida a toda hora, com pães, bolos e produtos “to go” fresquinhos. E a dupla ainda fornece pães e doces para vários endereços da cidade.




E segundo as proprietárias, ter uma boulangerie própria facilitou o controle e garantia do frescor dos produtos. Todos, sem exceção, são elaborados artesanalmente. O toque de leveza da fermentação natural e agora o uso do Kefir, são percebidos em todos eles. O destaque fica para a linha de pães rústicos preparada com levain e com diversos tipos da farinha francesa Bagatelle Label Rouge, procedente de trigo CRC (Cultura Sustentável Controlada). A viennoiserie também leva farinha francesa e levain. 

Para garantir o estilo francês de se fazer viennoiserie, utiliza-se a tradicional manteiga Isigny Extra Premium Tourage, desenvolvida, exclusivamente, para massa folhada. Possui selo DOP (Denominação de Origem Protegida).




A Marie Marie Bakery produz até o fermento. O fermento natural demora sete dias para ficar pronto e os pães fermentam até 48 horas. A fermentação natural, o levain, assim como o Kefir, faz com que o pão preserve sabores, aromas e crocância, particularidades que o fermento químico não consegue imitar. É um método que ressalta a presença de bactérias láticas, com efeitos benéficos para a saúde, além de restituir ao pão algumas de suas características originalmente perdidas no tempo. 

E dentre tantas delícias para experimentar, não saia de lá, sem provar os deliciosos croissants. O tradicional que é saborosíssimo, crocante e muito suculento e também o croissant de carvão ativado, o da Marie Marie, leva carvão ativado de coco orgânico trazido diretamente da França.

O carvão ativado é um ingrediente muito utilizado nas padarias de Nova Iorque, França entre outros países,  pelos benefícios para desintoxicação do organismo. 
E a Marie Marie foi eleita como a padaria artesanal com o Melhor Croissant de São Paulo, segundo o Paladar Estadão.

E os bolos, também são deliciosos e já conhecidos pelo formato distinto e original, possuem uma curiosidade a mais, a chef e proprietária Daniela Meneghini colecionadora de fôrmas de bolo cedeu todo o seu patrimônio pessoal para a Marie Marie Bakery. A chef assina todas as receitas.




Mobilidade descer na estação Carrão sentido rua Cantagalo e uma boa caminhada de uns 20 minutos, uber ou táxi.

Super dica é sair um pouco do eixo Paulista e Centro e ir até o Tatuapé que está lotado de locais legais, também premiados e bem interesses como Cepa e URU Mar y Parrilla.

Marie Marie Bakery 
Rua Azevedo Soares, 2532 - Vila Carrao, São Paulo
Horário de Funcionamento 
Segunda a Sexta das 08 às 19h 
Sábado das 08h às 19h
Instagram @mariemariebakery 

1 comment:

  1. ❤️❤️❤️ amei! Meu lugarzinho da vida! Feliz que tenha curtido! Amei o texto e as curiosidades!

    ReplyDelete