Saturday, April 22, 2017

Entreposto de 1910 revitalizado, une historia, território e alimentação





O Mercado Municipal Engenheiro João Pedro de Carvalho Neto, mais conhecido como Mercado Municipal de Pinheiros, foi inaugurado em 10 de agosto de 1910. Nesta época, o mercado funcionava onde hoje é a Avenida Brigadeiro Faria Lima, próximo ao Largo da Batata, e era conhecido como “Mercado dos Caipiras”, devido à sua utilização por comerciantes e produtores do interior de São Paulo. O que foi um marco louvável para cidade.Décadas depois, sua área foi atingida pela construção da Avenida Brigadeiro Faria Lima, que obrigou a demolição do antigo prédio e a construção de um novo mercado. No dia 1º de março de 1971, o mercado foi reinaugurado no atual endereço. O novo edifício foi construído em dois andares para poder abrigar os 4.000 m² de área de vendas.  Após revitalização o mercado conta com uma área de 4.196 m² , estacionamento gratuito com capacidade para 60 veículos e um deck ao ar livre.


E foi justamente essa revitalização que trouxe novos boxes, alguns sob comando do Instituto ATÁ (Alex Atala) que dividiu as vendas por produtos típicos de várias regiões brasileiras. Há um espaço dedicado aos ingredientes amazônicos, outro para Mata Atlântica, outro dedicado ao Cerrado, Pantanal, Rio Grande do Sul, entre outras regiões, que são fundamentais para difundir os sabores da nossa rica gastronomia. O mercado ainda oferece atividades culturais e educativas.  Ou seja, muito mais que uma degustação de biomas. 



Em sua nova fase, o mercado possui área interna com algumas mesas perto dos restaurantes e área externa(deck) com mesas comunitárias com dois ou quatro lugares que conferem charme e modernidade ao Mercado. Através de conversas com comerciantes e Chefs que possuem boxes, pode-se aprender muito sobre nossa história de alguns ingredientes e seus impactos em nossa linha evolutiva da alimentação. 

E no quesito restaurantes, o mercado oferece muitas opções com preços convidativos e muita qualidade.

Mocotó Café

Rodrigo Oliveira, chef do Mocotó e do Esquina Mocotó, trouxe o sabor da gastronomia nordestina para o mercado. O Chef oferece pratos que o consagraram, como o delicioso baião de dois, os dadinhos de tapioca, porções de torresminhos e o delicioso pudim de tapioca.

Mocotó Café
Rua Pedro Cristi, 89 boxes, 62/63
Telefone:(11)3031 7932
$$


Cebiches - marinadas de manga e cambuci

Como disse neste outro texto o Chef Checho Gonzales oferece uma explosão de sabores em seus pratos. Com ingredientes frescos e um menu fixo com alguns pratos "itinerantes", o delicioso Cebiche ainda é o carro chefe. O Chef fideliza seus clientes com um atendimento original e sem afetações. E suas marinadas de limão, manga e cambuci, são surreais.

Comedoria Gonzales
Rua Pedro Cristi 31-71 box, 85
Telefone(11) 3813-8719
$$

Delika 




Aproveitou a estrutura de uma antiga loja de temperos e passou a fabricar os próprios embutidos
Delika, curadoria em temperos.
Há copa, salames, um ótimo presunto cozido artesanal, bresaola, pastrami, além de rosbife entre outros itens. A Delika parece ser uma espécie de laboratório de experiências do Chef Bruno Alves, dono do pedaço. A sua proposta é que o espaço se torne mesmo um local de criação colaborativa, onde cada um pode encomendar seu próprio embutido, com seus ingredientes prediletos, que eles produzem e fazem a cura.

Delika - Rua Pedro Cristi 89,box 6
Telefone(11) 3032-3536
$$$



Descolada e para comer com as mãos. 

Os Chefs Marcos Livi, dono dos bares Quintana e Verissimo, e Gil Guimarães, da pizzaria Baco, de Brasília, ocuparam os boxes 83 e 84 para servir pizzas no verdadeiro estilo napolitano. São de tamanho individual e são feitas para comer com as mãos, no balcão ou em uma das mesinhas altas espalhadas pelo corredor do entreposto. Margherita e uma que leva calabresa artesanal, cebola roxa, mussarela de búfala e orégano fresco, são as mais pedidas.

Napoli Centrale
Mercado de Pinheiros Box 83/84
Telefone(11) 3031-1689
$$

L´Adega



É um projeto gourmet que oferece bebidas diferenciadas como vinhos, cervejas, espumantes e destilados a preços convidativos. O cliente pode degustar os vinhos no amplo balcão da loja ou escolher garrafa do seu vinho preferido (que é servido gelado) e levar para acompanhar o seu almoço. 




L´Adega
Mercado de Pinheiros, Box 64/65 
Telefone (11) 3031-1598 
$$

Mercado Municipal de Pinheiros

Rua Pedro Cristi, 89
Telefone (11) 3813-3194
$$$

0 comments:

Post a Comment