Thursday, July 18, 2019

Evento de gastronomia promove reconexão com alimento e natureza em paisagens incríveis


Foto Divulgação

O Gastronômade Brasil é um projeto ousado e inovador que nasceu há sete anos na inspirada ideia da brasileira Renata Runge. Admirada pela proposta do chef norte-americano Jim Denevan e seu Outstanding in the Field, que leva os participantes a viverem a experiência junto ao campo e seus produtores.

Foto Divulgação
 Foto Divulgação
Foto Divulgação
Foto Divulgação
O evento valoriza a sustentabilidade ao utilizar os produtos típicos de cada região por onde passa. E também presenteia os participantes com paisagens incríveis e com o prazer do retorno ao campo com uma refeição ao ar livre. Nos tempos atuais, essa reconexão com alimento e natureza, é fundamental para o bem estar.
Foto Divulgação 
Foto Divulgação
O formato mescla simplicidade com ousadia e estimula os amantes da alta gastronomia a colocarem o pé na estrada. Os locais dos encontros são inusitados: os jardins de um mosteiro, uma estufa de plantas ornamentais, terreiros de fazendas de café, entre outros. 

Foto Divulgação
Foto Divulgação
Foto Divulgação
Os chefs criam menus especiais com o que a região tem de melhor. Gourmands de carteirinha, que hoje já ultrapassam 7.000 servidos em quase 70 etapas bem-sucedidas em território brasileiro, relatam as experiências enriquecedoras nas redes sociais.
Chef Elia Schramm 
Foto Divulgação

 Foto Divulgação
 Foto Divulgação
Foto Divulgação
Chef Ivo Lopes 
Foto Divulgação
Renata organiza a programação Gastronômade em temporadas, pois mora com família no Canadá há mais de 15 anos e assim consegue estar presente nos eventos no Brasil, onde tem parceiras que colaboram na produção. Cada edição da aventura gastronômica acontece em diversas cidades brasileiras e um chef diferente é convidado a montar o menu com os ingredientes da região. A refeição é harmonizada passo a passo, este ano com vinhos da Vinícola Salton, patrocinadora de todas as etapas. 

Renata Runge - Idealizadora do Evento 
Foto Divulgação
O que mais me impressiona no evento, é a felicidade que ele proporciona as pessoas.  Acho que os interesses são os mesmos, são pessoas que gostam de viajar, de conhecer lugares novos, que apreciam uma boa gastronomia, e acabam fazendo amigos e isso gera um sentimento de família nessa mesa, é muito mágico. Renata Runge
Foto Divulgação
Recentemente, a edição realizada na região Centro-Oeste, em Brasília (DF), aconteceu no belo cenário da Villa das Palmeiras, com o banquete servido pela chef Dani Padalino, da Banqueteria de São Paulo – ela tem um pé em Brasília, onde assina os menus das festas do buffet local Cozinha do Mundo. A chef leva para muitos de seus pratos ingredientes brasileiros e com técnicas da cozinha molecular, nos oferece sabores que surpreendem. 
No evento, produtores regionais de queijos, cachaça e café participaram com seus produtos no cardápio feito pela chef e com uma mesa de degustação e venda dos itens.
Chef Dani Padalino Foto Divulgação

 Duo de Saint Peter e salmão, pupunha, ovas de coentro e ar de limão cravo.
 Chef Dani Padalino 
Foto Divulgação
E a etapa Sudeste acontece neste próximo sábado, em Campos do Jordão (SP) com uma mesa para cerca de 90 pessoas exibida no belíssimo cenário das montanhas da propriedade da fonte Água Santa, que pertence à Minalba, marca patrocinadora da temporada 2019 com a Água Mineral São Lourenço. Para essa edição os ingressos já estão esgotados, porém dá para acompanhar pelo site Gastronômade Brasil toda programação dos eventos.

O lugar é encantador, com bosque de plátanos, uma estradinha de pedra, muitos pássaros e flores. O chef banqueteiro Eugenio Lorainev é quem assina o menu, mesclando em suas criações queijos, geleias, chutney, pimentas e chás de produtores da região. Em Campos, o conforto é garantido com aquecimento para os convidados.

Gastronômade Brasil
Instagram @gastronomaderasil 
Informações pelo site Gastronômade Brasil


2 comments:

  1. Que evento maravilhoso! Comer bem com todos os sentidos !!

    ReplyDelete
  2. São eventos lindos e as pessoas adoram essa união - entre elas e a natureza! Já fui em vários

    ReplyDelete