Friday, June 28, 2019

Um casarão dos anos 30, um café, uma livraria e um planetário em São Paulo


O complexo Praça Pamplona é um espaço de 37 mil m² com um moderno teatro digital em forma de planetário, uma torre comercial, um centro de pesquisa de Física(Unesp) e uma cafeteria no lindo casarão dos anos 30 restaurado, que tem uma livraria e um espaço externo repleto de muito verde.


Autor do projeto, Kruchin conta que quando se deparou, em uma praia do litoral norte paulista, com uma concha excepcionalmente grande e incomum para aquela região, é que ocorreu a Kruchin a configuração para o teatro/planetário que, por fim, convenceu os conselheiros do instituto: a de uma casca que envolve o equipamento e que evoca, figurativamente, a imagem de um nascedouro de estrelas. E sem dúvida, o teatro digital é o protagonista do espaço.


A forma do planetário é inspirada nas conchas, onde surgem as pérolas, que são redondas como os astros. É um nascedouro de estrelas", Samuel Kruchin.




Esse empreendimento também é uma parceria com a Fundação do Instituto de Física Teórica, que ocupa o casarão centenário que está no terreno desde 1951. Juntos uniram o antigo ao moderno.


Já o casarão é um patrimônio histórico paulistano, foi uma restauração que preservou os elementos originais do projeto reconstituídos, já as intervenções que o descaracterizaram desde 1951 foram eliminadas. 


Itens originais mantidos e inseridos em um contexto mais moderno




E a cafeteria do complexo o  Zel Café divide espaço com a Livraria do Comendador, um empreendimento do José Lauro Megale (Haras Zel) e como amo café e livros, foi paixão instantânea pelo local. 


A cafeteria é dedicada à marca de café de mesmo nome, produzida pela família dona do Haras Zel. 




Em meio a correria sentar e tomar um delicioso café


E a livraria é uma homenagem ao investidor José Lauro Megale, conhecido como "Comendador Laurinho". 

Lá podemos encontrar temas que estão ligados ao lugar: o café, a gastronomia, os cavalos, a ciência e a física. "A princípio, o mix foi pensado em duas paixões do investidor: o café e o cavalo; além de contemplar livros da área acadêmica, pensada no instituto de física presente no local, bem como o futuro planetário ainda não inaugurado. 

No mais, há uma seção infantil, best-sellers, literatura de interesse geral, biografias, ficção e não-ficção, artes e arquitetura, HQs, revistas importadas e nacionais”, explica Talita informando que na Comendador terá ainda produtos de papelaria, placas e ímãs decorativos e acessórios para presentes. 



A família Camargo é uma velha conhecida do mercado editorial brasileiro. Não só pela atuação de Ivo Camargo, o patriarca, mas também de suas filhas Carol e Talita. E são elas que gerenciam a Livraria do Comendador.


Itens decorativos como placas bem charmosas da Legião Nerd e marcadores de livros da Amanhã te Conto um Segredo, também ganham destaque.


 Escolhi o meu cantinho para degustar o café

Muito verde ao redor faz do ambiente o local ideal para escolher um livro e sentar em um desses charmosos bancos.


 Créditos Cris Vieira
Créditos Cris Vieira

Mobilidade metrô linha verde descer na Paulista linha Trianon e ir caminhando, uber, taxi ou bike apesar de ser uma descida forte.

Super dica é ver o pôr do sol na Praça Pamplona e tirar foto do skyline no térreo do edifício comercial.

Praça Pamplona, Zel Café e Livraria do Comendador
Rua Pamplona, 145, Bela Vista, SP
Telefone 11 3283 3500
Instagram @zel.cafe
Horário de Funcionamento Zel Café
Segunda à Sábado 07h30 às 22h30 
Domingos e Feriados, 08h às 17h

Horário de Funcionamento Livraria do Comendador
Segunda das 08h às 19h
Terça à Sexta das 08h às 20h 
Sábado, Domingo e Feriado 08h às 20h

0 comments:

Post a Comment