Wednesday, May 17, 2017

Cultura milenar do Japão em uma das avenidas mais famosas de São Paulo



O que há de mais moderno em arte, design, gastronomia, tecnologia e negócios do Japão, em plena Av Paulista.
Japan House é a ponte entre o Brasil e o Japão. Angela Hirata. 


Criada pelo governo japonês, a Japan House é um intercâmbio intelectual entre o Japão e o resto do mundo. E o governo japonês prevê investir US$30 milhões até 2019. Japan house é só o início de grandes inaugurações na Avenida Paulista, ainda terá Instituto Moreira Salles e um Sesc.
A essência da JAPAN HOUSE é ser surpreendente a cada dia. Um local equilibrado, inovador e diferenciado.

SÃO PAULO foi uma das três localidades escolhidas, juntamente com Londres, na Inglaterra, e Los Angeles, nos Estados Unidos, para receber a Japan House.




Nos 2 500 metros quadrados do prédio de três andares, há espaços expositivos para mostras de arte, biblioteca, lojas, restaurante, cafeteria, auditório, salas para reuniões comerciais e workshops de assuntos diversos relacionados à nação asiática, de medicina a sustentabilidade.



Em cartaz pude conferir a mostra Bambu — Histórias de um Japão, com cerca de cinquenta peças feitas com a planta. Há pelo menos 6 000 usos catalogados para o material, desde instrumentos de caça até utensílios para lavar arroz. 









O espaço ainda conta com lojinhas, café e restaurante. Claro que fui visitar a Loja Madoh, especializada em ingredientes regionais. Tem a  Furoshiki também, que foi batizada com este nome em homenagem ao lenço japonês que pode ser amarrado em formato de bolsas e embalagens. 







Essas cestas lindas são de papel, os cestos são embalados retos como folhas.




O local mais incrível de todos os tempos. 



Loja fantástica com saques, produtos, comidinhas, livros e outros  itens que ainda não estão à venda. 




Na estante, alguns livros e saques! 

Livros (por enquanto) são apenas para consulta. Breve aceitarão encomendas. 






A imersão na cultura japonesa se dá também pela culinária presente no local. Com restaurante do chef Jun Sakamoto. No Junji Sakamoto, os destaques são os teishokus, refeições completas servidas em bandejas. A versão de tonkatsu, o lombo de porco empanado, inclui conservas, guioza e missoshiro, por 70 reais







No Imi Café, temos no menu chás e doces japoneses, como a Tortinha de ganache de chocolate com 54% de cacau e creme de queijo mascarpone (14 reais) finalizada por uma camada de matchá, o chá-verde. 




Em minha primeira visita, tomei um café para acompanhar a deliciosa carolina recheada com creme de favas de baunilha.



Depois voltei para experimentar o chá verde(copo individual) que pode ser degustado em dose maior, será servido em um bule. Provei o bolo de morango com chantilly fresco, que estava muito leve e saboroso. 




O doce mais pedido, ainda é a Tortinha Ganache Matchá Mascarpone.




No primeiro dia Japan House recebeu quase 5 mil pessoas, na primeira semana mais de 30 mil pessoas passaram pelo Centro Cultural. Um local para vivenciar educação, elegância, modernidade e cultura. Voltarei mais vezes.

JAPAN HOUSE 
Av Paulista, 52
Telefone(11) 3090 8900
$$$

0 comments:

Post a Comment