Thursday, November 14, 2019

Cafeterias em Liubliana na Eslovênia



Com menos de 300.000 habitantes, Liubliana, a capital da Eslovênia que ganhou o título de capital verde da Europa é um charme.
Um dos grandes atrativos é o rio Ljubljanica, em forma de curva e ladeado de cafés exteriores, ele divide a cidade velha do centro comercial. No centro, a praça do poeta nacional, France Prešeren (1800-1849), na qual se encontram a igreja principal, dedicada à Ordem Franciscana. São poucos os resquícios do passado comunista na cidade, apesar da independência recente, obtida no começo da década de 1990.

A arquitetura é uma mistura de estilos, tendo grande parte construída depois da Segunda Guerra Mundial, tem também uma grande influência austríaca, visível em alguns bairros de arquitetura alpina.




 Aroma de castanhas pela cidade inteira

E a cidade tem vários museus, incluindo o Museu Nacional da Eslovênia, que possui exposições históricas, e o Museu de Arte Moderna, que abriga pinturas e esculturas eslovenas do século XX. E também tem várias cafeterias com doces típicos deliciosos e cafés bem elaborados. 

E a primeira cafeteria que visitei foi a Pritlicje que são um mix de comida, drinks, música, entretenimento, cultura e sociedade. Durante o dia funcionam como um bar/café e se definem como : "uma máquina de café" e sempre servem alimentos bem frescos. À noite, acontecem os mais variados eventos. 







E no mesmo local funciona também a Vinoteka Wine Bar Movia, um local pitoresco que abre à noite e com ótimas seleções para degustar.




Outra cafeteria que vale a pena visitar é a Crno Zrnoque agrega pequenos agricultores e suas famílias, resultando em prosperidade e proteção para a biodiversidade. 

Essa íntima relação entre sabor e paisagem, é destacada pelo trabalho de cafeicultores de um dos ecossistemas mais biodiversos do mundo, os Andes colombianos. 

Segundo o The New York Times, eles trabalham com uma torrefadora excepcional, que com cuidado e dedicação traz o melhor sabor dos cafés para nossa mesa.




E ainda no centro histórico, aproveitei para conhecer o Cafetino, que possui uma grande variedade de cafés do mundo todo. Experimentei um do Kenya que estava incrível!








E o que falar dos doces eslovenos? São absolutamente maravilhosos e aproveitei para provar alguns bem típicos da cidade. 
Torta de frutas com um creme delicioso e essa camada de geleia de brilho bem suave. Perfeita para acompanhar um café ou cappuccino.


Torta Kremna Rezina ou "cremeschnitte", uma torta feita com uma fina camada de  massa folhada, recheado com creme de baunilha e chantilly.

E visitei também uma casa de chás (amo) o Zisha Tea House, uma casa bem aconchegante e que preserva o modo como os chineses fazem o ritual dos chás. O nome Zisha é referência ao bule de barro, utilizado na produção de chás na China, e o espaço Zisha recebeu esse nome por causa dessa chaleira. A loja é repleta de prateleiras, chás verdes, pretos, oolong frescos e rooibos, que é um arbusto da África do Sul, e que na verdade não é um chá, ele não tem a propriedade estimulante do chá e pode ser degustado a qualquer hora, é o meu preferido. Os blends que a casa proporciona faz com que você tenha a oportunidade de criar uma bebida única, com seus sabores e aromas de preferência. 



Liubliana é perfumada com aromas de vanilla, mel e castanhas. Super petfriendly, doces surreais, chás e cafés deliciosos. Lotada de flores, velas e luzes fofas, como essa bem no meio da rua.



Pritlicje
MESTNI TRG 2, LJ, Liubliana
Horário de Funcionamento
Segunda, Terça, Quarta e Domingo das 09h às 01h00
Quinta, Sexta e Sábado das 09h às 03h00
Instagram @pritlicje

Vinoteka Wine Bar Movia
Mestni trg 2, 1000 Liubliana
Horário de Funcionamento 
Segunda a Sábado 12h às 00h00
Domingo do 12h às 21h
Instagram @vinoteka_movia

CRNO ZRNO
Gornji Trg 17 1000 Liubliana
Horário de Funcionamento
Segunda a Sábado das 11h às 17h
Domingo das 11h às 14h
Instagram @crno_zrno

CAFETINO
Stari trg 5, 1000 Liubliana
Horário de Funcionamento
Segunda a Quinta das 07h30 às 20h
Sexta 07h30 às 23h
Sábado das 08 às 20h
Domingo das 09h às 16h
Instagram @cafetino_lj


Zisha 
Nazorjeva ulica 12, 1000 Liubliana
Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta das 10h às 19h
Sábado 10h às 14h 
Domingo Fechado
Instagram @zishateahouse

0 comments:

Post a Comment