Thursday, September 19, 2019

Um jardim com 500 rosas, cultura e ótima gastronomia no coração de São Paulo


Casa das Rosas representa a união perfeita entre esse passado e o presente. Todas as exposições da casa são gratuitas, e vale muito a pena entrar só para conhecer a mansão, que é incrível. Um dos lugares que mais amo em São Paulo e vou sempre que posso. Super aconchegante, charmoso, inspirador e lindo.

Em 1928 o escritório do arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo já era tido como o mais famoso e reputado da área na América Latina. Projetou e executou a construção de diversos prédios de importância histórica hoje, tais como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal, o Prédio da Light e o Mercado Público de São Paulo. Projetou também a Casa das Rosas, uma mansão em estilo clássico francês com trinta cômodos, edícula, jardins, quadras e pomar na Avenida Paulista, local que reunia a maioria dos milionários barões do café.





A mansão foi concluída em 1935. Lá, os herdeiros de Ramos de Azevedo viveram até meados dos anos 1980. Por essa época, a Avenida Paulista já não era mais a mesma. A Casa das Rosas já dividia espaço com prédios comerciais, bancos, edifícios modernos e o característico trânsito de pessoas e veículos. Ameaçado de demolição, o casarão foi preservado em ação inédita no Brasil. Na parte do terreno que dá para a Alameda Santos, foi liberada a construção de um moderno edifício comercial enquanto a casa foi restaurada e transformada pelo Estado de São Paulo em espaço cultural, inaugurado no ano do centenário da Avenida Paulista, 1991. E em 1991 a Paulista já estava claramente se convertendo na avenida da cultura, transformação que as últimas décadas testemunharam. 

Museus, livrarias, salas de cinema e de teatro, parques e jardins, rosas, flores e estátuas foram se multiplicando para tornar a Avenida Paulista uma atração cultural ímpar na cidade. E é nesse contexto que a Casa das Rosas, desde a sua reinauguração como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, no final de 2004, tem oferecido à população de São Paulo cursos, oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, lançamentos de livros, apresentações literárias e musicais, saraus, peças de teatro, exposições ligadas à literatura, etc. Transformou-se, portanto, em um museu que se destaca pelo trabalho de difusão e promoção da literatura.

Cerca de 190 mil pessoas que visitam a Casa das Rosas anualmente, a grande maioria é composta por frequentadores dos seus cursos e eventos literários. 



Não bastasse o seu jardim ser uma delícia, bem atrás da Casa das Rosas, tem o Caffè Ristoro, um lugar para sentar na parte externa, pedir um café com doce e ficar para apreciar o por do sol.

Parada mais que obrigatória para quem estiver na Avenida Paulista, um espaço que te deixará feliz e que proporciona aquela sensação: Calma, tudo ficará bem!


E quando acendem essas luzes, tudo fica mais especial ainda.
O Caffè é como se fosse um pequeno refúgio, daqueles com clima bem italiano.


No cardápio, opções que vão desde cafés, almoços deliciosos e doces bem elaborados.

Lá você encontrará brigadeiros, torta de morango, cheesecakes e bolos com sabores que mudam diariamente, ou seja, ótimas opções para acompanhar o cafezinho.



Esse bolo de de doce de leite com amêndoas é surreal.

Mobilidade metrô linha verde e descer na Estação Brigadeiro e rápida caminhada para Casa das Rosas, patinete ou bike.

Super dica é sair dali e ir visitar o Japan House e o Sesc Paulista que tem um mirante com a mais bela vista da Avenida, absurdamente linda.

Casa das Rosas 
Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Tel 11 3285 6986 
Av. Paulista, 37, Bela Vista, SP
Horário de Funcionamento 
Terça a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h
Instagram @casadasrosas

Caffè Ristoro
Localizado na Edícula da Casa das Rosas
Horário de Funcionamento
Segundas das 9h às 19h
Terça a Sexta das 09h às 22h
Sábado das 10h às 22h
Instagram @cafferistoro

0 comments:

Post a Comment